Pular para o conteúdo principal

CATARINA LUTERO

Martinho e Catarina

          Catarina morou a vida inteira em um convento e aos 16 anos resolveu ser freira. Ela aprendeu a gostar de onde morava e queria servir a Deus de verdade. Mas nem imaginava que ainda na juventude tudo mudaria em sua vida.

            Ela, muito esperta, decobriu que um monge chamado Martinho Lutero pregava em alemão, a língua local, e não em latim, a língua dos estudiosos. E também que em sua pregaçao ele falava que é a fé, e não as obras , que nos leva para o céu.

            Ouvindo tantas coisas interessantes, suas amigas do convento ficavam muito impressionadas. E Catarina continuava.... Ele (Martinho) disse que podemos orar diretamente a Deus, em vez de rezar para santos.

            Todas essas novidades eram trazidas pelos entregadores de suprimentos ao convento.

            “Lutero diz que não precisamos viver num convento para servir a Deus e ainda que não existe o purgatório e que o papa não é o cabeça da igreja” E sabem o que mais? Que os padres podem se casar! Contava Catarina deixando as jovens religiosas impressionadas.  E ainda mais, completou, que todas essas idéias vem da Biblia.

            (obs: a Biblia era escrita em latim e só era lida por estudiosos)

            Quase todos os dias chegavam mais noticias do monge Martinho Lutero, e cada vez que chegava uma notícia, as jovens freiras questionavam aquilo  que realmente criam.

            Doze jovens freiras, entre elas Catarina, decidiram que iriam deixar o convento. Não podiam mais ficar, pois seus corações as mandava sair e seguir a verdade bíblica e não o que a igreja Romana ensina.

            Em 1523 Catarina enviou uma carta para Martinho Lutero pedindo conselho e em resposta, Lutero enviou um mercador local ajudá-las a escapar.

            Dois anos depois Catarina passou a ser a senhora Lutero, mesmo sabendo que se casara com um homem perseguido por pregar as verdades bíblicas.

“Martinho precisava de uma esposa e estou feliz que seja eu” dizia ela.    

Eles tiveram 6 filhos e cuidavam de mais 11 órfaos.

Martinho sempre honrava sua esposa, pois ela o ajudava muito. Ele dizia:

“ Minha querida Catie me mantém jovem e em boa forma também. Sem ela, eu ficaria totalmente perdido. Ela aceita bem minhas viagens e , quando volto, está sempre me esperando. Cuida de mim nas depressões. Suportou meus acessos de raiva. Ela me ajuda em meu trabalho e, acima de tudo,  ama Jesus.
Acredito que Deus tenha usado minha vida para mudar a história da igreja, mas eu não poderia ter feito nada sem ela. Se um dia escreverem a historia da Reforma da igreja, espero que apareça o nome de Catarina junto ao meu e oro por isso.”

E apareceu!
           
           
REFLETIR:  

Catarina não escreveu nenhum livro nem pregou sermão algum, mas sua inestimável ajuda possibilitou que o marido fizesse isso. Ela foi um grande apoio para ele. Cuidava dele e lhe dava conselhos. Catarina era trabalhadora e inteligente, e Deus usou sua capacidade para que a Palavra dele chegasse ‘as pessoas comuns. Você também pode ser usado por Deus para levar a Sua palavra a outras pessoas que ainda não O conhecem.

           
Bibliografia:  10 meninas que mudaram o mundo, Irene Howat, Ed.Vida

Comentários

  1. Isso é a promessa de Deus que se cumpriu na vida deles. TER e SER uma auxiliadora idonea é dádiva de Deus. Temos que aprender e olhar pra referenciais como esse pra termos um casamento á maneira de Deus, mas nunca esquecendo principalmente da nossa paixão por Jesus!!

    Nadja Mara

    ResponderExcluir
  2. Amo a história da Catarina Lutero!!! E este livro "Dez meninas que mudaram o mundo" é ótimo.. eu recomendo... já o li muitas vezes!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você não tem conta google comente como anônimo, mas assine seu comentário. Obrigada!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Restauração dos sonhos

Neste final de semana fui ao encontro com Deus da rede do meu marido e tive o provilégio de ministrar sobre a restauração dos sonhos de Deus. E como sempre... quero compartilhar com vocês, meus leitores do blog, essa benção! Claro que não dá para passar tuuuuudo que foi ministrado lá, pois tem coisas que são específicas de cada momento, mas segue aqui o esboço que acompanhei. Com ele dá para ter uma idéia e espero que o Espirito Santo ministre revelação dessa palavra sobre sua vida!
RESTAURAÇÃO DOS SONHOS

Sonhos x Fantasia

Sonhos: são dados por Deus (no espírito) gera motivação, esperança, fé no cumprimento e tem proposito.O sonhoé um  mapa de  um  caminho  a  ser  percorrido. Quem não sonha não tem razão para viver.

Fantasias: É obra ou criação da nossa imaginação. (vaidades, sem propósito, caprichos, utopias, coisas vãs, tais como ganhar na loteria, ser parecido com um artista ou crianças querendo ser super-heróis.)
S
A Bilbia nos diz em Eclesiastes que dos muitos trabalhos vem os sonhos…

Nossa Herança em Cristo....

Hoje preguei no encontro de jovens do meu marido - Pr. Francisco Vasco- foi uma benção! É tão bom estar com toda a equipe fazendo parte da vida de dezenas de pessoas reunidas alí pra encontrar com Deus! Realmente é privilégio sermos usados por Deus.
Ministrei a palavra da herança de Deus e vou compartilha-la com vocês em duas partes! Segue a primeira hoje! Espero que Deus fale ao seu coração!
Nossa herança em Cristo
Colossenses 2:14  E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz.
2 Corintios 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Diga: Eu sou uma nova criatura.
E agora você pode me perguntar...(Que diferença isso vai fazer na minha vida?) Toda.
Conseqüências da nova vida em Cristo. Nos tornamos filhos e herdeiros João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem fi…

A VITÓRIA JÁ NOS FOI DADA - Pr. Naor Pedroza

“Não temais, nem vos assustei por causa dessa grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” 2Cr2:15
Você está passando por alguma batalha? Tem tentado vencer mais não consegue? Procurou ajuda mas não encontrou? Está muito pesado pra você e você já não está suportando? Eu tenho uma boa notícia pra você.
Todos os dias, todos nós enfrentamos batalhas de diferentes tipos e certamente você encontrará pessoas tentando te animar e dizendo que você precisa vencer, mas pasme, no vida com Deus as suas batalhas são resolvidas de outra maneira.
Lute para conseguir a vitória, e você terá perdido a batalha logo no início. Sua derrota se dá no momento em que começa a pensar que você tem de vencer.
Suponhamos que satanás invista em atacá-lo em sua casa ou em seus negócios. As dificuldades aumentam, as divergências surgem, uma situação que você não pode resolver nem da qual pode escapar ameaça esmagá-lo. Você ora, jejua, luta e resiste por dias, mas nada acontece. Por que? Voce está tenta…