Diário de Juli@ - O que vou ser quando crescer?

O que vou ser quando crescer?
Uma pergunta difícil de responder por um adolescente.
Talvez você não saiba exatamente o que vai ser até porque existem muitas coisas para serem descobertas nessa caminhada à vida adulta. Mas precisamos saber que rumo nossa vida vai levar.

Vamos imaginar:
Vou pedir para você montar um quebra-cabeça com 1000 peças. Você primeiramente vai espalhar todas elas em uma mesa grande e ir virando as peças para cima. A seguir você pega a caixa para ver a figura e saber exatamente que desafio o aguarda e ao olhar percebe que não há nenhuma figura. Então você se pergunta se é possível montar esse quebra-cabeça sem saber exatamente com o que ele se parece. Fica bem difícil, não é mesmo?
Agora imagine sua vida e “suas 1000 peças”. Com um objetivo em mente, você visualiza o rumo que quer dar a ela, por exemplo, ou  o que você deseja conquistar daqui um ano? Com esse tipo de visão fica mais fácil montar o quebra-cabeça da sua vida.

O que fazer para desvendar meu futuro?

Nossa vida é semelhante a uma plantação. O que você plantar você vai colher. O que você quer colher na sua vida? Se não sabe é bom começar a dar um rumo a ela e não empurrá-la com a barriga.

O tempo da adolescência é um tempo de investimento no futuro. Nesta fase você começa a desenvolver seus talentos e  deve estar atendo para detectar as coisas que você gosta de fazer e as que tem mais habilidade. Todos nós temos talentos e precisamos descobri-los.

Outra coisa muito importante é que precisamos ter objetivos, alvos.
O atleta em uma corrida sabe onde fica o ponto de partida e chegada. Ele não fica correndo por aí esperando um dia cruzar uma linha de chegada sem ao menos saber onde fica.
Assim também somos nós. Não podemos ficar correndo perdidos por aí devemos ter consciência do que queremos para nossas vidas.
É claro que muitas novidades aparecerão com o decorrer da sua vida, mas existem princípios que te acompanharão por toda vida e esses mesmos princípios precisam estar definidos na sua vida desde novos para que você não erre o caminho.

Esses princípios o ajudarão a tomar as decisões  certas durante a sua corrida e lhe dará clareza quando estiver montando as “1000 peças do seu quebra-cabeça.”
Estes mesmos princípios serão na sua vida como uma árvore de raízes profundas que não se abalam com as mudanças de clima e nem com um forte vendaval, por exemplo.

Os princípios funcionam como um mapa da grande aventura que é a sua vida e te colocará como líder do seu destino. Um dia ouvi uma frase “Controle seu próprio destino ou outra pessoa o fará

Mas, que princípios são esses?

São princípios espirituais que o acompanharão por toda a vida.
Você colocará sua vida nas mãos de Deus para que Ele seja o Senhor do seu destino. Caso contrário você seguirá os valores mostrados em novelas, filmes ou revistas. É isso que você quer?
A vontade de Deus é perfeita para nossa vida e é Nele que devemos mirá-la. O Senhor nos conduzirá da melhor maneira e não precisaremos ter medo do nosso futuro.
Enquanto tudo a nossa volta muda com o tempo, seus princípios espirituais na Palavra de Deus permanecerão firmes e são neles que você se apoiará.

Princípios:
1)      Princípio do Governo: Deus escolheu você para ser um líder a manifestar o governo dEle na Terra
2)      Princípio da Aliança: Significa se unir a uma pessoa para sempre. Ao receber Jesus, você faz com Ele uma aliança eterna.
3)      Princípio da Mordomia: Deus nos deu a responsabilidade de cuidar de tudo o que Ele nos confiou. A célula é o lugar de cuidarmos uns dos outros.
4)      Princípio do Caráter: Caráter é aquilo que você é, quando ninguém está olhando.
5)      Princípio do Descanço : Com Jesus  tudo é possível, mas sem Ele nada posso fazer.
6)      Princípio de Semear e Colher: Semeamos na vida de outros, mas colhemos na nossa exatamente aquilo que semeamos.
7)      Princípios da Individualidade: Ser individual é ser único.Mas, sempre expressando a imagem de Jesus.
8)      Princípio da Soberania: Deus pode realizar todas as coisas, mas primeiro você precisa confiar e deixar Ele agir do jeito dEle.
9)      Princípio do Vencedor: Ei me torno filho de Deus pela fé em Jesus, mas um vencedor, através do meu esforço.


“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele o fará.”Salmos 37:5

Vou deixar um exercício de reflexão pra você fazer. Se quiser compartilhar algumas resposta ou sua opinião deixe um comentário!

Para reflexão...

1)      Pense em uma pessoa que marcou você de forma positiva? Quais são as qualidades dessa pessoa que você também gostaria de ter?
2)      Imagine você daqui vinte anos cercado de pessoas especiais. Quem seriam elas e o que vocês estariam fazendo?
3)      Se você tivesse que atravessar uma ponte muito alta e perigosa. O que o faria ter coragem para atravessá-la? (um prêmio, dinheiro, uma pessoa...)
4)      Se você fosse passar um dia em uma enorme biblioteca que livro você leria primeiro?
5)      Escreva 5 coisas que você mais gosta de fazer. (cantar, dançar, estudar, brincar...)
6)      Se você um dia fosse a manchete da primeira pagina de um famoso jornal o que você gostaria que falassem de você?
7)      Pense em uma coisa que pudesse te representar e diga o por quê? (ex: flor,animal, musica...)
8)      Se você pudesse passar uma hora com qualquer pessoa que já se foi, quem você escolheria e sobre o que seria essa conversa?
9)      Qual dos princípios ensinados você mais se identificou?
10)   Quais são os seus planos para o ano de 2011?


Júli@

Comentários

  1. QUe tanto de pergunta dificil. Acho q até hj não sei o que vou ser quando crescer,kkkkkk!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você não tem conta google comente como anônimo, mas assine seu comentário. Obrigada!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Restauração dos sonhos

Nossa Herança em Cristo....

SEMENTINHA KIDS